Paróquia

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Contagem)

TERÇO NA GRUTA - PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS

Quinta-Feira anterior á primeira sexta-feira do mês - Adoração ao Santíssimo

Terça-Feira - Grupo de Oração Cristo Libertador

Segunda-Feira - Terço dos Homens

1ª sexta-feira de cada mês - Missa

Comunidade Santa Luzia

TODO DIA 13 - NOVENA E TERÇO EM HONRA A SANTA LUZIA

QUINTA-FEIRA ANTERIOR Á PRIMIERA SEXTA-FEIRA DO MÊS - ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

QUARTA-FEIRA - GRUPO DE ORAÇÃO JESUS MISERICORDIOSO

1ª sexta-feira de cada mês - Missa

Você está em:

Senhor Geraldo e esposa.

A história da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes começou em 1960, quando o senhor Geraldo Antônio de Souza e família chegaram ao bairro Parque Recreio. Naquela época, havia poucas casas e construções. Muito devoto, ele e outros moradores estabeleceram, em maio de 1961, um Cruzeiro onde hoje é a praça central do bairro (entre as ruas Roma e Viena). Nesse lugar, foi celebrada a primeira Missa campal, presidida pelo padre João de Mattos Almeida, responsável pela Paróquia de São Dimas, no bairro Serrano, em Belo Horizonte. Assim, por anos e anos, os católicos demonstravam sua fé, festejando também o Dia de Santa Cruz.

A primeira imagem presenteada ao sr. Geraldo foi a de Nossa Senhora de Lourdes. Por isso a Virgem Maria se tornou a padroeira do bairro Parque Recreio.

Com a legalização do terreno, o crescimento do bairro e do número de fiéis, foi preciso construir um lugar para acolher a comunidade. Com muito esforço, sr. Geraldo e outros moradores edificaram a primeira capela do bairro. Atualmente, em parte desse espaço, funciona a cozinha do salão paroquial.

As missas dominicais eram presididas pelo Pe. João de Mattos Almeida e pelos missionários Verbitas, que mantinham uma casa que acolhia seminaristas no bairro Serrano. Os leigos também ajudaram a manter viva a fé da comunidade, organizando momentos de espiritualidade, como o grupo de oração, a récita do terço, as coroações das imagens de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus.

Em 1988, já com o projeto em mãos, a comunidade deu início à construção da igreja dedicada a Nossa Senhora de Lourdes. O senhor Geraldo, já debilitado, acompanhou o lançamento da pedra fundamental, sendo este o último passo presenciado por ele.

Os moradores se uniram mais uma vez e conseguiram os recursos para a construção da igreja. Sob a coordenação do missionário Pe. Jerzy Wydrych (padre Jorge), que dava assistência pastoral à comunidade, e do Pe. João de Mattos, o sonho, pouco a pouco, foi se realizando. A benção do novo espaço foi celebrada em 1991. Na ocasião, esteve presente Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

No ano de 2000, atendendo ao pedido do padre José Roberto de Abreu e Silva, pároco de São Dimas, o cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, na época arcebispo metropolitano, autorizou a então Comunidade de Nossa Senhora de Lourdes a desmembrar-se da Paróquia São Dimas, passando, assim, a ser a nova paróquia que abrangeria também a Comunidade de Santa Luzia.

Padre Antônio Geraldo Resende foi nomeado o primeiro administrador paroquial, auxiliado pelo padre Carlos Devitta, proveniente da Arquidiocese de Mariana. Depois, o padre Antônio Elias de Oliveira assumiu a condução da paróquia. Todos esses presbíteros estão guardados no coração e na memória do povo, que lhes dedica gratidão pelo trabalho que desempenharam em favor da comunidade.

Em 2009, o jovem padre Wanderley Martins da Cunha assumiu como pároco, levando dinamismo e mostrando um “Novo Jeito de ser Igreja”. Entre outras ações, deu início a obras de reformulação dos espaços paroquiais. Seguindo o exemplo dos primeiros moradores, a comunidade participa ativamente da construção de uma igreja nova tanto física quanto espiritualmente.