O Sacramento da Eucaristia nos permite participar, semanalmente, com toda a comunidade, do memorial da Páscoa do Senhor. Jesus instituiu esse sacramento na última ceia, confiando à Igreja o memorial da sua morte e ressurreição. É um sacramento da fé, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe a vida inteira (corpo e sangue) do Cristo. Assim, a vida do fiel se enche de graça e lhe é dado o penhor da glória futura. A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã e eclesial, que está vinculada com a Sagrada Eucaristia e a ela se ordena. Na Eucaristia, também está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa.

A Eucaristia nos convida a um estilo de vida que influencia a nossa maneira de pensar, de nos relacionar com as outras pessoas, com a família, com o mundo e com a natureza. À medida que vamos vivenciando e participando dos sacramentos configuramos nossa vida à vida do Cristo, vamos nos constituindo discípulos e discípulas no seguimento do Senhor: homens e mulheres que continuamente passam da morte para a vida.

Preparação para a 1ª Eucaristia: a Catequese Eucarística deve ser oferecida às crianças em idade específica e é dever dos pais e padrinhos procurar esse serviço da comunidade para os seus filhos e afilhados. A Catequese Eucarística, a 1ª Comunhão e a posterior participação semanal na mesa do Senhor são direitos da criança batizada. Existem também catequeses destinadas aos adultos que desejam completar a sua iniciação ou ser iniciados na fé cristã. Neste caso, prevê-se o processo catecumenal, pelo qual aquele que será iniciado participa de todos os sacramentos da Iniciação Cristã, na Vigília Pascal.

Catequese Infantojuvenil

O objetivo é educar na fé as crianças e introduzi-las na vida cristã, mostrando a elas a luz da Palavra de Deus e, assim, construindo comunidades comprometidas com a verdade do Nosso Senhor. A Catequese Infantojuvenil ajuda as crianças a cultivarem a fé e o respeito à vida. A principal missão é propor uma caminhada de fé e não a mera transmissão de doutrinas. Os três grandes eixos da formação são a vida em comunidade, a vida sacramental e o compromisso com a comunidade.

Principais atividades

Desenvolver a nova evangelização, encontros com as crianças, atividades artísticas, missas catecumenais, visitas às casas de famílias necessitadas, momentos de espiritualidade com as crianças e famílias, passeios, gincanas bíblicas, retiros. A Catequese Infantojuvenil também está presente nas formações da Escola Catequética da Forania.

Horário da Catequese Infantojuvenil

Igreja Nossa Senhora de Lourdes: aos sábados, das 8h30min às 10h e das 10h às 11h30, no Centro Pastoral. Perseverança: das 10h às 11h30min.

Todo terceiro domingo do mês: missa da catequese, às 10h.

Igreja Santa Luzia: aos sábados, das 8h30 às 10h e das 10h às 11h30, no Salão Pastoral

Todo segundo sábado do mês: missa da catequese, às 18h.

As inscrições de crianças para a catequese de Primeira Eucaristia se abrem no início e no meio do ano. Podem ser feitas na Secretaria Paroquial ou ao fim de cada celebração.

No caso de adultos, o procedimento é diferenciado e conduzido por equipe própria de catequistas.

Catequese de Adultos

Tem como missão preparar e acompanhar adultos ou jovens que não tiveram oportunidade de celebrar os sacramentos da iniciação cristã (batismo, Eucaristia e crisma) na idade convencional. A catequese se dá em 12 encontros e também na presença na vida comunitária e litúrgica.

Principais atividades

Encontros de formação, participação em celebrações, momentos de espiritualidade e partilha.

Horário dos encontros

Aos domingos, após a missa das 8h30 – Igreja de Santa Luzia.

Informações aos sábados, a partir das 8h30, com a coordenação da Catequese, ou na Secretaria Paroquial.