Tríduo vocacional preparatório para ordenação diaconal de Alessandro Faleiro Marques

Sobre o diaconato permanente

O diaconato permanente, instituído pelos apóstolos (At 6,1-6), foi restaurado pela Igreja no Concílio Vaticano II (1962-1965). Em nossa Arquidiocese, os primeiros sete diáconos permanentes foram ordenados em 2011. O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem e pode ser concedido também a homens casados. Entre as funções do diácono (palavra grega que significa “servidor”) estão os vários serviços de caridade, o anúncio da Palavra de Deus e a assistência à liturgia (proclamar o Evangelho, dar a bênção matrimonial, batizar crianças, presidir a celebração da Palavra e exéquias, celebrar algumas bênçãos, etc.). Alguns santos da Igreja foram diáconos: São Lourenço (padroeiro desses ministros), Santo Estêvão (primeiro mártir), São Francisco de Assis, São Vicente de Saragoça (mártir), Santo Efrém da Síria. A maior servidora, contudo, é a Virgem Maria, modelo para todos os diáconos.

Outras informações sobre esse ministério podem ser obtidas em http://arquidiocesebh.org.br/para-voce/formacao-religiosa/diaconato-permanente/

“Sei em quem depositei minha confiança” (2 Timóteo 1,12)

Tríduo vocacional preparatório

19 de novembro, domingo – Oração pelas vocações aos ministérios ordenados

19h – Missa e rito de bênção das vestes diaconais – Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Participações: Equipe de Animação Bíblica, Mãe Rainha, Pastoral da Criança, Legião de Maria e Apostolado da Oração.

20 de novembro, segunda-feira – Oração pelas vocações aos ministérios laicos

20h – Terço com as Famílias – Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Participações: Terço dos Homens, Pastoral do Dízimo, Vicentinos, Grupo de Oração e Catequese de Batismo.

23 de novembro, quinta-feira – Oração pelas vocações aos ministérios consagrados

20h – Celebração da Palavra – Igreja de Santa Luzia.

Presidente convidado: Frei Fábio Lamour Ferreira, franciscano.

Responsáveis: Comunidade Santa Luzia, Fraternidade São Boaventura, Irmãs Filhas de Maria Imaculada, Ministros Leitores e Ministério Extraordinário da Comunhão.

Ordenação diaconal

25 de novembro, sábado

9h30min – Missa e ordenação diaconal de Alessandro Faleiro Marques, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte – Igreja Nova das Romarias, Serra da Piedade.

Reserve sua passagem na Secretaria Paroquial ou no balcão do dízimo. Valor R$ 15,00 (ida e volta). Saída às 7h em ponto da Praça Nossa Senhora de Lourdes.

26 de novembro, domingo – Solenidade de Cristo Rei

19h – Missa e oração por todas as vocações cristãs – Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Responsáveis: Catequese de Crisma, Infantojuvenil, Equipe de Coroinhas e Grupo de Jovens.

20h15min – Confraternização com toda a comunidade paroquial.

Responsáveis: Encontro de Casais com Cristo, Equipe de Eventos e Integração Comunitária.