Nos dias 22 a 27 de janeiro, no Panamá, o Papa Francisco se reúne com fiéis de todo o mundo para a Jornada Mundial da Juventude. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), é o lema escolhido para este ano.
Milhões de jovens peregrinos são esperados no evento, que teve sua última edição na Cracóvia, terra de São João Paulo II.
Na Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Vicente, bispo auxiliar, presidiu Missa de envio para o Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ), no dia 12 de dezembro, com os jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude.
Em Santa Luzia, o Portal Luzias apresentou a história do estudante Rodrigo Martins dos Santos Barbosa, 18 anos, que não mediu esforços para participar, neste ano, da JMJ. Junto de sua avó, Ephigênia Martins, eles venderam salgados, doces e artesanato, em uma pequena tenda, próxima ao Santuário Santa Luzia, após as Missas, para arrecadar fundos para a viagem. Confira a história completa no Portal Luzias.
A Marca
Na imagem, estão representados o Canal do Panamá, a Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora, com um coroa de cinco pontos, indicando os cinco continentes. As figuras formam um coração.
A arte foi criada por Ambar Calvo, uma jovem de 20 anos. Ela explica que o Canal simboliza o caminho do peregrino que descobre em Maria o meio para se encontrar com Jesus; a silhueta do Istmo panamenho representa o local de acolhida; e os pontos na coroa de Maria os peregrinos de cada continente.
A marca foi escolhida entre 103 propostas que foram avaliadas por um júri integrado por especialistas em design gráfico e marketing, que selecionaram as melhores três ideias. Mas a escolha definitiva ficou a cargo do Comitê Executivo da JMJ, com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
O Hino
O Hino da JMJ 2019 traz como base o trecho do Evangelho de Lucas que narra a resposta de Maria à vontade de Deus: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), lema escolhido pelo Papa Francisco para XXXII jornada mundial da juventude, que acontecerá no Panamá, de 22 à 27 de Janeiro.
Formado por ritmos próprios da cultura panamenha, o hino é composição de Abdiel Jiménez, catequista e salmista da paróquia Cristo Ressuscitado, em San Miguelito, autor de várias obras litúrgicas, membro de diversos coros e formado pela Faculdade de Ciências Religiosas da Universidade Católica Santa María La Antigua.
Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte