Dia Mundial dos Pobres: conheça os serviços assistenciais de nossa paróquia

Em 2016, o Papa Francisco instituiu um dia de misericórdia, dando a ele o nome de “Dia Mundial dos Pobres”. Em 2018, celebramos a data em 18 de novembro. A intenção é proporcionar uma oportunidade para reflexão sobre a pobreza, além de promover ações de solidariedade em nossas comunidades. O Papa Francisco tem insistido numa Igreja missionária, que vá ao encontro dos pobres, sobretudo os das periferias. E, atendendo a esse chamado, nossa paróquia oferece alguns serviços sociais, pastorais e movimentos voltados para o atendimento às pessoas mais necessitadas da comunidade.

Serviços sociais

Psicologia, Fonoaudiologia e orientação jurídica

As informações sobre o atendimento podem ser obtidas na Secretaria Paroquial, pelo telefone 3354-5616.

Grupo de Convivência

O Grupo de Convivência Caminhos para a Felicidade promove várias atividades, sempre visando à integração das pessoas que se encontram na terceira idade. O Grupo de Convivência, conhecido pela animação, sempre está aberto a novos participantes. As principais atividades são oficinas de artesanato. O grupo também promove palestras, passeios e outros momentos de lazer. Os encontros são realizados às quartas-feiras, às 15h, no Centro Pastoral da Igreja de Nossa Senhora (Rua Viena, 200 – Parque Recreio).

Pastorais e movimentos sociais

Pastoral da Criança

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (cf. Jo 10,10).

A missão da Pastoral da Criança, uma das mais importantes organizações sociais do Brasil, é promover o desenvolvimento das crianças à luz do Evangelho, com opção preferencial pelos pobres. A Pastoral abrange prioritariamente as crianças do ventre materno aos 6 anos de idade e suas famílias. Oferece orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Horários dos encontros

Celebração da Vida e Pesagem das Crianças: todo quarto domingo do mês, das 10h às 11h, na Igreja Santa Luzia (Rua Modestino Correa, 210 – Pq. Turista).

Conferências Vicentinas (Sociedade de São Vicente de Paulo)

As conferências vicentinas na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes têm como objetivo a caridade assistencial às famílias necessitadas, todas registradas e visitadas regularmente pelos membros. A vocação vicentina é seguir Jesus Cristo, servindo aos pobres e necessitados, com esperança e mediante o contato pessoal, buscando aliviar-lhes o sofrimento e, dessa forma, dar testemunho do amor libertador de Deus, cheio de ternura e compaixão.

Principais atividades: realizar campanha do quilo e preparar a cesta básica para os assistidos; visitar as famílias assistidas, levando a elas conforto espiritual e material; visitar instituições de acolhimento de idosos e crianças; participar das festas regulamentares das conferências e conselhos; recitar o terço nas casas dos confrades das conferências; propor e encaminhar as crianças e jovens das famílias assistidas para a catequese de iniciação à vida cristã. No mês de outubro, promover a festa para as crianças e, em dezembro, o almoço vicentino para os assistidos, confraternização já tradicional na Paróquia.

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria Paroquial. O telefone é 3354-5616.

Clique aqui para ler a mensagem do Santo Papa Francisco para o II dia Mundial dos pobres