Implantação da Pastoral Familiar em nossa paróquia: uma urgência que nos desafia

São muitos os problemas que, em tempos atuais, agridem e desafiam nossas famílias. Por meio da Pastoral Familiar, nossa Igreja se esforça para dar uma resposta às causas destes. O que é Pastoral Familiar? “Trata-se de um serviço da Igreja, de apoio à família, para que esta, a partir de sua realidade, possa existir e viver dignamente, crescer em seus relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus”.

Pelo que acabamos de afirmar, verifica-se que a Pastoral Familiar aborda questões político-sociais mais amplas, porém sua área de atuação mais específica é a que trata da criação de relacionamentos mais evangélicos no seio das famílias concretas. Relacionamento, aliás, é a palavra-chave dentro da realidade familiar. A família é, ela mesma, uma rede que envolve o relacionamento da pessoa com Deus, consigo mesma e com o outro. Na família, há o relacionamento entre os esposos, destes com os filhos, entre todos os familiares, da família com a comunidade e com as estruturas sociais, políticas e culturais que a envolvem.

Assim, se observarmos bem, o destino de uma família se joga no campo dos relacionamentos: uma família feliz é aquela na qual impera harmonia nas várias modalidades de relacionamento presentes em seu interior. Ao contrário, é fácil de constatar também que, quando uma família entra em crise, é a qualidade dos relacionamentos que, no fundo, está se deteriorando. Portanto, ajudar a cuidar dos relacionamentos é uma das tarefas da Pastoral Familiar.

É importante ressaltar que a Pastoral Familiar, para ser uma resposta eficaz às dificuldades concretas das famílias, deve atuar nas causas dos problemas. Não se trata apenas de constatar os desafios que afetam os grupos familiares. Um passo além deve ser dado: entender as causas que estão na raiz de determinadas situações enfrentadas pelas famílias. Isso implica que a Pastoral Familiar deve estar atenta aos fatores históricos que afetam a caminhada das famílias em tempos atuais.

Nossa paróquia sente-se, cada vez mais, desafiada a cooperar nessa missão da Igreja, de ajudar as famílias. Além do Encontro de Casais com Cristo (ECC), que já realiza um importante trabalho de difusão do valor da família e matrimônio cristãos, precisamos caminhar na direção da criação de nossa Pastoral Familiar. Um primeiro passo concreto será a formação da comissão paroquial para implantação dessa nova pastoral. Essa é uma das urgências que nos desafia neste momento. Quem quiser colaborar será muito bem-vindo.

Pe. Wanderley Martins da Cunha